Sobre Nós

Histórico

Com o nascimento de crianças com fissura em São José dos Campos, várias famílias que procuravam tratamento no Hospital de Reabilitação das Anomalias Crânio-Faciais da USP, o “Centrinho”, de Bauru, São Paulo, perceberam a necessidade de terem, perto de seu domicílio, um serviço especializado para o tratamento/serviço especializado para o atendimento do indivíduo com fissura. Uma mãe foi escolhida pelo Hospital de Bauru, como coordenadora para o Município de São José dos Campos, tornando-se referência para as demais famílias no trabalho de orientação e encaminhamentos ao Hospital de Bauru. Junto com outras famílias, a coordenadora iniciou um movimento no Município, de busca de alternativas que viabilizassem o tratamento dos indivíduos com fissura lábio-palatal no HRACF da USP de Bauru.

Este movimento, assessorado em sua organização pelo Serviço Social do Hospital de Bauru e por profissionais da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, culminou com a fundação da ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS FISSURADOS LÁBIO-PALATAIS – AAFLAP, em 16 de outubro de 1987.

Como uma instituição de cunho filantrópico e com os devidos registros legais, pode lutar para melhorar o atendimento dos fissurados no próprio município, funcionando como um apoio àquele hospital. Desta forma, estruturou serviços de acompanhamento em diversas áreas: pediatria, otorrinolaringologia, genética, odontologia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, fisioterapia e psicopedagogia.

Visto que o processo de reabilitação do indivíduo com fissura lábiopalatina dura em média 18 anos, necessitando de uma equipe multidisciplinar de atendimentos, para se atingir a reabilitação global, no ano de 1999 a AAFLAP iniciou um processo de descentralização da Ortodontia realizada pelo Hospital de Reabilitação de Bauru; assim, em dezembro de 2001 iniciamos o atendimento.

Dentro de todo o processo de reabilitação, a Ortodontia é uma das áreas de fundamental importância, pois 99% dos indivíduos com fissura serão atendidos por ela, porém, considerando que nossa clientela concentra-se na classificação sócio-econômica baixa, com vários fatores sociais que dificultam o processo de reabilitação, principalmente na fase ortodôntica, onde é necessário acompanhamento mensal, (anteriormente realizados no Hospital de Bauru) a descentralização da Ortodontia justifica-se com base em um dos objetivos da entidade que é facilitar o acesso e a continuidade do tratamento, prevenindo e removendo possíveis causas que impeçam a reabilitação final.

A participação dos pais e indivíduos portadores de fissura foi e é fundamental para que a AAFLAP continue firme no seu propósito de buscar sempre o melhor para o indivíduo com fissura, visando sua reabilitação final e inserção social com plenos direitos de cidadania.

QUADRO DE DIRIGENTES E CONSELHEIROS

Período de atuação: 01/10/2023 à 30/09/2025

 

Nome: ELIANA BONADIO BECKER MOLINA

Cargo: Presidente

Remuneração: Sem remuneração

Nome: ANA PAULA MANSUETO MARCONDES

Cargo: Vice-Presidente

Remuneração: Sem remuneração

 

Nome: SIMONE APARECIDA MACHADO LUCAS

Cargo: 1ª Secretária

Remuneração: Sem remuneração

Nome: CAROLINA APARECIDA BENACCHIO

Cargo: 2ª Secretária

Remuneração: Sem remuneração

 

Nome: CONRADO BELTRÃO MEDINA

Cargo: 1º Tesoureiro

Remuneração: Sem remuneração

Nome: JEDERSON FERNANDES CORRÊA

Cargo: 2º Tesoureiro

Remuneração: Sem remuneração

 

Nome: IVANI APARECIDA CORNÉLIO

Cargo: 1ª Conselheira

Remuneração: Sem remuneração

Nome: FERNANDO PRADO

Cargo: 2º Conselheiro

Remuneração: Sem remuneração

Nome: CAROLINE ROBERTA DE PAULA ALMEIDA

Cargo: 3ª Conselheira

Remuneração: Sem remuneração

Nome: ANA CLAUDIA DE PAIVA LEAL

Cargo: Suplente do Conselho

Remuneração: Sem remuneração

Nossa missão

“Acolher o indivíduo com fissura, solidarizando-se com ele e seus familiares  em todo o seu processo de Reabilitação Global, entendendo-o e respeitando-o como ser com necessidades e vontades  próprias, cidadão consciente de seus direitos e deveres e maior responsável por essa reabilitação, oferecendo condições, tratamento com continuidade para sua completa reabilitação.”

Nossos Obejtivos

  • Desenvolver ações terapêuticas, sócio educativas e organizativas.
  • Informar, instrumentalizar e capacitar o paciente para se tornar independente.
  • Divulgar e multiplicar informações sobre fissuras.
  • Desenvolver potencialidades individuais e coletivas visando uma ação critica e consciente, configurando-se o exercício da cidadania.
  • Facilitar o acesso e a continuidade ao tratamento, removendo possíveis obstáculos que impeçam a chegada à reabilitação final.