Serviços Oferecidos

Oferecemos serviços diretos e indiretos em diversas áreas

Fisioterapia

O trabalho que a fisioterapia desenvolve dentro da Instituição, com as crianças portadoras de Fissura Lábio Palatina, visa o acompanhamento do Desenvolvimento Neuro Psico Motor, que é realizado no Projeto de Atendimento Precoce de 0 a 18 meses, bem como fornece orientações que os favorecem e dá suporte para as famílias em relação às massagens no Pós-operatório de Queiloplastia (cirurgia de Lábio).

Participa também do Projeto de Estimulação Global, programa de atendimento onde as famílias comparecem com as crianças visando a interação social e na prevenção de seqüelas.

Pediatria

Os pediatras acompanham o crescimento e o desenvolvimento da criança, tendo em vista sua preparação para as cirurgias. Oferecem atendimento e cuidados gerais com a saúde e, quando necessário, encaminham a criança para outras especialidades.

Ortodontia

O setor de ortodontia atua de duas maneiras: prevenindo (previne complicações maiores) e corrigindo (corrige o problema já instalado). São os profissionais dessa especialidade que diagnosticam e tratam das anomalias dentárias e do maxilar, acompanhando todo o desenvolvimento até o crescimento do terço médio da face, visando ao posicionamento correto dos dentes e segmentos ósseos da maxila, ao tratamento ortodôntico e à realização de cirurgias ortognáticas.

Odontologia

Especialidade responsável pela recuperação dos dentes através da restauração e reposição dos elementos ausentes nos arcos dentários, exigindo um cauteloso planejamento em vista da importância dos elementos dentários para o suporte de próteses ou aparelhos ortodônticos. Inicialmente, são verificadas as condições bucais para que o paciente possa sofrer cirurgias. Numa segunda etapa, os pais são orientados sobre todo o processo de crescimento e recebem, também, orientação prévia sobre a ausência de dentes no local da fenda e todos os outros problemas que podem ser acarretados na criança em virtude da fissura labiopalatina.

Otorrinolaringologia

(texto)

Psicologia

A Psicologia desenvolve uma avaliação abrangente para conhecer as necessidades do paciente e de seus pais para estabelecer um plano de tratamento individualizado. Possui também atuação no pré e pós-operatório minimizando a ansiedade e medo frente a realização dos procedimentos cirúrgicos. Bem como, a superação dos possíveis traumas psicológicos decorrentes da malformação. Ocorrem dinâmicas em grupo para pacientes e para familiares. Neste setor o usuário é atendido desde o nascimento até a completa reabilitação.

Fonoaudiologia

A fonoaudióloga desempenha um papel fundamental na equipe interdisciplinar. Tem como objetivo inicial orientar os pais já nos primeiros dias de vida da criança, para que a amamentação (no seio materno ou na mamadeira) possa acontecer com eficiência, da melhor maneira possível e realizar as devidas adaptações, quando necessário. Assim como na introdução da alimentação, por volta dos 06 meses, para que seja um processo natural, como todo bebê.
A presença de fissura de lábio e/ou palato pode interferir na produção correta dos fonemas e também na ressonância da voz (hipernasal, conhecida com voz “fanhosa” ou anasalada).
Por isso, a prevenção é a ferramenta mais importante no acompanhamento dos bebês e crianças na fase de aquisição da fala. Os grupos de estimulação global e/ou a terapia fonoaudiológica visam eliminar as compensações presentes antes e/ou após a realização da cirurgia e também melhorar o padrão de ressonância nasal após a cirurgia do palato. É importante ressaltar que o tratamento de fala e voz, nas sequelas da fissura, são técnicas e abordagens específicas e não tratamento convencional de distúrbios fonológicos.
Ainda assim, o setor de Fonoaudiologia na AAFLAP visa assistir o usuário como um todo e atender a todas as suas necessidades independentes de estarem relacionadas ou não à fissura. Linguagem, aprendizagem, casos neurológicos, sindrômicos, disfagia, distúrbios fonéticos e fonológicos, gagueira, entre outros.

Serviço Social

O Serviço Social da AAFLAP exerce um papel fundamental na oferta de ações que contribuem para o favorecimento da inclusão social, superação das barreiras encontradas para acesso ao tratamento e qualidade de vida da pessoa nascida com fissura labiopalatina e sua família.
As atividades desenvolvidas pelo setor são: Acompanhamento individual especializado e humanizado às pessoas nascidas com fissura labiopalatina e seus familiares com acolhimento, escuta, informação, orientação e resolução de questões apresentadas pelos mesmos, de acordo com a necessidade, o que inclui acompanhamento socioeconômico, repasse de recursos, encaminhamentos a programas e benefícios, relatórios, contatos externos, entre outros;
· Atividades grupais com os atendidos e seus familiares envolvendo equipe de trabalho, diretoria e comunidade;
· Atividades sociais e culturais internas e externas como: filmes, festas comemorativas, passeios, etc.
· Visitas institucionais (escolas, hospitais, organizações da sociedade civil, empresas, etc.) com intervenções e acompanhamento sempre que necessário;
· Visitas domiciliares, e encaminhamento sempre que necessário;
· Participação em ações sociais e eventos, capacitações e cursos diversos externos;
· Elaboração de projetos e propostas para melhoria de recursos, materiais e serviços prestados;
· Reuniões de usuários/familiares e diretoria para a participação efetiva dos mesmos na organização da AAFLAP;
· Avaliações com usuários/familiares referente aos serviços prestados pela AAFLAP;