ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS FISSURADOS LÁBIO - PALATAIS
 
Home Quem Somos Nossa Missão Parceiros Contato
 

SERVIÇOS

Acompanhamento :
Oferecemos serviços diretos e indiretos em diversas áreas:

• FISIOTERAPIA 

A eficiência de muitas cirurgias termina nas mãos e na competência do fisioterapeuta. Em muitos tratamentos, a fisioterapia é tão imprescindível quanto qualquer cirurgia.
A fisioterapia realiza acompanhamento do desenvolvimento motor, bem como fornece orientações que o favoreçam; acompanha as famílias em relação às massagens no Pós-operatório de queiloplastia (cirurgia de lábio). Realiza terapias sistemáticas quando se faz necessário por atraso no desenvolvimento motor, questões respiratórias, posturais ou quando a fissura vem acompanhada por alguma síndrome.

• FONOAUDIOLOGIA

A fonoaudióloga desempenha um papel fundamental na equipe interdisciplinar. Tem como objetivo orientar os pais já nos primeiros dias de vida da criança, para que a amamentação possa acontecer cm eficiência, da melhor maneira possível e realizar as devidas adaptações, quando necessário. Assim como na introdução da alimentação, pr volta dos 06 meses, r ser um processo natural, como todo bebê.

A presença de fissura de lábio e/ou palato pode interferir na produção correta dos fonemas e também na ressonância da voz (hipernasal, conhecida cmo voz "fanhosa" ou anasalada). Por isso, a prevenção é a ferramenta mais importante no acompanhamento dos bebês e crianças, na fase de aquisição da fala.
Os grupos de estimulação global e/ou terapia fonoaudiológica visam eliminar as compensações presentes antes e/ou após a realização da cirurgia e também melhorar o padrão de ressonância nasal após a cirurgia do palato. É importante ressaltar que o tratamento de fala e voz, nas sequelas da fissura, são técnicas e abordagens específicas enão tratamento convencional de distúrbios fonológicos.

Ainda assim, o setor de Fonoaudiologia na AAFLAP visa assistir o usuário com um todo e atender a todas as suas necessidades independente de estar relacionado ou não à fissura. Linguagem, aprendizagem, casos neurológicos, sindrômicos, disfagia, distúrbios fonéticos e fonológicos, gagueira, entre outros.

 • NUTRIÇÃO

A avaliação do estado nutricional e as orientações alimentares baseadas nas necessidades dos pacientes da AAFLAP completam a importância das atividades desempenhadas pelos profissionais dessa área. Não se pode esquecer que tais serviços de análise e orientação nutricionais sempre consideram o nível socioeconômico dos pacientes.

• ODONTOLOGIA

Especialidade responsável pela recuperação dos dentes através da restauração e reposição dos elementos ausentes nos arcos dentários, exigindo um cauteloso planejamento em vista da importância dos elementos dentários para o suporte de próteses ou aparelhos ortodônticos. Inicialmente, são verificadas as condições bucais para que o paciente possa sofrer cirurgias. Numa segunda etapa, os pais são orientados sobre todo o processo de crescimento e recebem, também, orientação prévia sobre a ausência de dentes no local da fenda e todos os outros problemas que podem ser acarretados na criança em virtude da fissura labiopalatina.

• ORTODONTIA

O setor de ortodontia atua de duas maneiras: prevenindo (previne complicações maiores) e corrigindo (corrige o problema já instalado).
São os profissionais dessa especialidade que diagnosticam e tratam das anomalias dentárias e do maxilar, acompanhando todo o desenvolvimento até o crescimento do terço médio da face, visando ao posicionamento correto dos dentes e segmentos ósseos da maxila, ao tratamento ortodôntico e à realização de cirurgias ortognáticas. Como especialidade odontológica, participa ativamente no contexto da reabilitação dos pacientes portadores de anomalias congênitas no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento craniofacial, na prevenção, na interceptação e correção dos mais variados tipos de envolvimento dentoesquelético, que acometem esses indivíduos.

• PEDIATRIA

Os pediatras acompanham o crescimento e o desenvolvimento da criança, tendo em vista sua preparação para as cirurgias. Oferecem atendimento e cuidados gerais com a saúde e, quando necessário, encaminham a criança para outras especialidades.

 • PSICOLOGIA

A psicológica possui atuação decisiva na completa reabilitação dos portadores de fissura labiopalatina, fornecendo-lhes os subsídios necessários para que possam superar os problemas e traumas psicológicos decorrentes dos problemas estéticos que apresentam, atuando também no sentido de favorecer ao paciente a superação de ansiedade, do medo e da expectativa ante a cirurgia.

 • PSICOPEDAGOGIA

O acompanhamento psicopedagógico visa a eliminação dos bloqueios que interfere o processo de aprendizagem, definição de diagnósticos dessas dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem, que é muito comum nos indivíduos com fissura devido a tendência em isolar-se na sala de aula.
Por meio desse Serviço, a recuperação cirúrgica pode ser mais rápida, devido ao papel dos profissionais de buscar a integração e a adaptação do paciente e da sua família às diferentes fases de atendimento.      

• SERVIÇO SOCIAL 

Os problemas estéticos e fonéticos, acompanhados dos traumas psicológicos, acarretam graves desajustes sócias, que obrigam os fissurados a se alienarem da sociedade. O Serviço Social atuando dinamicamente sobre os desajustes sociais, possibilita aos pacientes uma vida comunitária o mais próxima possível da normalidade. 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________
       
         
  Rua Alfredo Vieira de Moura, 41      
  São José dos Campos/SP      
  CEP : 12.243-770      
  (12) 3942-6533      
         
  email: aaflapsjc@yahoo.com.br      
         
       
  AAFLAP 2014 /2015 ©     Desenvolvimento: Agência APZ