ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS FISSURADOS LÁBIO - PALATAIS
 
Home Quem Somos Nossa Missão Parceiros Contato
 

 

Conhecido, carinhosamente, como "Centrinho" o Hospital de reabilitação de Anomalias CranioFaciais da Universidade de São Paulo é um dos maires centros de referência de toda a América do Sul no tratamento de anomalias craniofaciais congênitas. Reabilta portadores de fissuras labiopalatais, integrando-os à sociedade sem qualquer distinção de cor, raça, sexo, religião ou classe social. A instituição tem atuação interdisciplinar e oferece tratamento integral via SUS (Sistema Único de Saúde).

Histórico

Em meados da década de 60, um grupo de professores realizou uma pesquisa, na cidade de Bauru/SP, e detectou que a cada 650 crianças nascidas uma apresentava malformação congênita labiopalatal. No início de 1967, impulsionados pelo resultado da pesquisa, profissionais da FOB - Faculdade de Odontologia de Bauru - começam a dar atendimento por meio de um serviço integrado de ensino, pesquisa e assistência social. Assim nasceu o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, nas dependências da própria Faculdade. Em 1973, o centro - já conhecido por "Centrinho"-, com o apoio dos professores Dr. Paulo de Toledo Artigas, então diretor da FOB; Dr. Luís Martins, vice-diretor da FOB; e do Reitor da Universidade de São Paulo, Dr. Miguel Reale, foi institucionalizado como Centro Interdepartamental da FOB/USP. 

Em 1976, o "Centrinho" é transformado em Unidade Hospitalar Autônoma com o nome de Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais - HPRLLP/USP - destacado como "Centro de Excelência no Atendimento" pela Universidade de São Paulo e como "referência mundial" pela Organização Mundial da Saúde.                

Na década de 80, tornou-se o primeiro hospital universitário do Estado a ser conveniado com o Inamps para prestar assistência especial e integral aos portadores de malformações faciais. Em 1985, outra grande vitória: neste ano, é firmado o primeiro convênio entre o HPRLLP/USP e a Funcraf - Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais - até hoje, principal parceira do Hospital.                               

Em 1998, o "Centrinho" recebeu nova denominação, em vigor até hoje: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - HRAC/USP, devido à ampliação do seu campo de atividade. Durante essas décadas, a instituição colecionou conquistas e beneficiou as pessoas que mais motivaram toda essa história: os seus pacientes

Hoje, o Hospital, formado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, tem mais de 56 mil pacientes matriculados e presta atendimento a pessoas de todos os lugares do Brasil e Exterior.Também é reconhecido como centro de excelência dentro e fora do País.

 

Visite o site do Centrinho: http://www.centrinho.usp.br/

E-mail do Centrinho : spp@centrinho.usp.br

Central de Atenimento Centrinho/USP: Rua Silvio Marchione, 3-20 - Vila Universitária.

Caixa Postal 1501 - CEP : 17012.900 - Bauru/SP.

Telefones: (14) 3235-8132 - das 08h00 às 18h00

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________
       
         
  Rua Alfredo Vieira de Moura, 41      
  São José dos Campos/SP      
  CEP : 12.243-770      
  (12) 3942-6533      
         
  email: aaflapsjc@yahoo.com.br      
         
       
  AAFLAP 2014 /2015 ©     Desenvolvimento: Agência APZ